Estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque visitam mostra sobre participação negra na Constituinte

Em cartaz no CNJ até 26 de setembro, a exposição Constituinte do Brasil Possível recebeu mais de 2.500 visitantes e promove reflexões sobre democracia, diversidade e o papel da população negra na construção de um Brasil mais justo e inclusivo.

Estudantes visitando a exposição
Ana Araújo/Ag. CNJ

Desde que foi inaugurada, em agosto de 2025, a exposição Constituinte do Brasil Possível recebeu mais de 2.500 . Nesta sexta-feira (19/9), foi a vez de estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque, em Brasília, conhecerem de perto as 21 obras expostas na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), produzidas por artistas negras e negros de várias regiões do país.

A atividade proporcionou ao grupo reflexões sobre as diferentes Constituições da história do Brasil e sobre como seria o país caso elas tivessem contado com a participação plena da população negra. Durante a visita mediada, alunas e alunos tiveram contato com documentos históricos, imagens e outros conteúdos que convidam à reflexão sobre democracia racial, participação cidadã e importância da diversidade na formulação de políticas públicas.

Leia a matéria completa na Gazeta da Semana