Adriana Cruz
Adriana Cruz - Juíza federal no TRF2, primeira mulher negra secretária-geral do CNJ e doutora em Direito Penal.
Este projeto recebeu apoio do Itaú Cultural, por meio do edital Rumos Itaú Cultural 2019-2020
Adriana Cruz - Juíza federal no TRF2, primeira mulher negra secretária-geral do CNJ e doutora em Direito Penal.
Asfilófio de Oliveira Filho, Dom Filó como é mais conhecido, é produtor cultural, documentarista, diretor de TV, jornalista e engenheiro com pós-graduação em Marketing e MBA em Gestão e Planejamento. Mentor da Cultne, o maior acervo digital de cultura negra da América Latina. Fundador e CEO da Cultne TV, a primeira televisão brasileira dedicada 100% a cultura negra no país. Protagonista e produtor associado do filme "Black Rio! Black Power!" dirigido pelo diretor Emilio Domingos. Cidadão Honorário de Atalnta - USA. Em 2020 recebeu a Medalha Pedro Ernesto pela Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e o prêmio Powerlist, indicado como um dos 100 mais influentes personalidades da lusofonia.
InstagramEmerson Dindo é cofundador da Portátil e DiALAB e lidera projetos em parceria com países como Nigéria, Moçambique e USA. Nos últimos anos, seus projetos receberam fundos importantes como Sundance Documentary (EUA), William Greaves (EUA) e Docubox East African (KEN). Dindo é produtor da série "Retrato Íntimo" e foi produtor executivo da série "O Enigma da Energia Escura" (Globo). Dirige a plataforma DiALAB, que realiza um dos principais programas de aceleração de projetos audiovisuais do Brasil.
Advogado e gestor do terceiro setor. Idealizador, co-fundador e Diretor Executivo do IDPN - Instituto em Defesa da População Negra, que atua no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasilia. Membro da Coalizão Negra Por Direitos, do Conselho Político do CESEc e membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann. Idealizou e desenvolveu o Observatório Raça e Justiça.
Karen Luise Vilanova Batista de Souza, Juíza de Direito da 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre, Juíza Auxiliar da presidência do CNJ, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, possui Extensão em Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas, pela Universidade de São Paulo. É pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em DERECHOS HUMANOS, INTERCULTURALIDAD Y DESARROLLO, pela Universidade de Pablo de Olavide, Sevilha - Espanha, Integrante do Comitê executivo do observatório de direitos Humanos. Supervisora do Programa de Equidade Racial do CNJ.
Keilla Vila Flor, licenciada em História pela Universidade de Brasilia, mestra em História Social pela mesma universidade, professora na educação básica, embaixadora do WWF-Brasil e co-idealizadora do projeto Tem Cor no Ensino.
Marcos Queiroz
Doutor em Direito pela Universidade de Brasília, com sanduíche na Duke University e na Universidad Nacional de Colombia. Professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Autor do livro “Assombros da Casa-Grande: a Constituição de 1824 e as vidas póstumas da escravidão”.
Maria do Carmo Rebouças
Professora de Direito da UFSB, onde é credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais e em Estado e Sociedade. Coordenou o Observatório ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial e foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade. Pós-doutora em Direito (UnB), com mestrado e doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, atuou como advogada, ativista e consultora internacional em direitos humanos, com destaque na ONU, OEA e na Conferência de Durban, tornando-se a primeira advogada negra brasileira da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Exerceu cargos na Secretaria de Direitos Humanos (governo Lula) e na Presidência da República (governo Dilma), com projetos internacionais de ODM/ODS. É autora de livros sobre constitucionalismo, justiça epistêmica e cooperação internacional, além de coordenar redes acadêmicas, grupos de pesquisa e iniciativas literárias como o Selo Pensamento Negro Contemporâneo e o Prêmio Jabuti Acadêmico.
LattesOrlando Caldeiras
Orlando Caldeira é ator e diretor. Orlando Caldeira é ator e diretor. Atuou nas novelas Vai na Fé, Verão 90 — que lhe rendeu indicação ao Prêmio Melhores do Ano como Ator Revelação (2019) — e I Love Paraisópolis, da TV Globo. No cinema, esteve em Os Aventureiros: A Origem (Warner Bros) e na TV apresentou a série documental Libertarix (TV Cultura). No teatro, destacou-se em peças como Oboró – Masculinidades Negras, Angu, Pá de Cal e no monólogo Boquinha e Assim Surgiu o Mundo, dirigido por Lázaro Ramos, pelo qual recebeu o Prêmio CBTJ de Melhor Ator.
InstagramThiago Amparo
Thiago Amparo é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV – Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. É mestre e doutor pela Central European University. Fundou o Centro de Justiça Racial e Direito da FGV e atuou como seu coordenador de diversidade. Foi professor visitante na Universidade Columbia (2023) e realizou pós-doutorado na Universidade de Nova York – NYU (2021). É cofundador da Aliança Jurídica pela Equidade Racial e escreve coluna semanal para o principal jornal do Brasil, a Folha de S. Paulo. Integra conselhos editoriais e consultivos, incluindo a revista Piauí e a Fundação Tide Setubal.
InstagramWallace Corbo
Advogado e Professor de Direito Constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito Rio). Doutor e mestre em Direito Público pela UERJ.
Fomenta a criação de materiais educativos e ações pedagógicas que promovam uma compreensão ampla e crítica da história do Brasil.
Ajuda a promover uma agenda de equidade e justiça social, buscando reduzir as desigualdades raciais e sociais.
Fortalece uma rede de apoio à produção audiovisual e artística liderada por pessoas negras, enriquecendo o repertório cultural e criativo do Brasil.
Banco BS2
Agência: 0001
CC: 1100788-5
PIX: projetoslinhadecor@gmail.com
Apoio institucional para divulgação do website (pesquisa);
Disseminação de conteúdo (mídia, comunicação, redes sociais).
Caso você ou sua organização tenha interesse em nos apoiar, financeiramente e/ou institucionalmente, entre em contato:
Produção Ngongo
filmesngongofilmes@gmail.comMariana Luiza
xmarianaluizax@gmail.com